terça-feira, 29 de março de 2011

Festival Português - Petersham












Ah pois é! Os portugueses (TUGAS!) estão por todo o Mundo!

Em Sidney há uma zona intitulada de Petersham onde reside uma das maiores comunidades portuguesas em terras de James Cook.
Sobre o festival? Bem havia de tudo, cerveja portuguesa (Sagres claro!), pastéis de nata, pastéis de bacalhau, dobrada com feijão, o habitual. As barraquinhas de arraial, cheiro a sardinhas a grelhar e a respectiva fumarada das grelhas.
Neste dia não faltou a companhia de bons amigos, danças tradicionais portuguesas incluindo o Bailinho da Madeira entre outros...

Outro aspecto a salientar será sem dúvida a força que existe contra o desvanecer da nossa cultura por parte dos emigrantes, os verdadeiros emigrantes.
A melhor parte foi mesmo a refeição..um belo bolo de caco com carne em vinha de alhos (o que nestas bandas é conhecido por Pork vin d'alho!!

Como é óbvio a relação que os pais portugueses têm com os filhos australianos é qualquer coisa pois nem sempre os idiomas são correctamente separados. Uma frase que começa em português termina em inglês e vice-versa. A mãe chama a atenção à filha, e foi mais ou menos assim:

Mãe: Cynthia cala-te! Calta-te por favor!
A Cynthia continua a berrar como se o mundo estivesse para terminar.
Mãe: Por favor Cynthia take it easy, calm down...

Não foi bem assim, mas para bem do blog não usei os termos mais fortes..Foi um pouco como os emigrantes em França: Michel tu vas tombé! Tu vá tombé caramba! (também não é caramba o termo utilizado para avisar o Michel!)

Vejam as fotos!

P.S.- Quando a saudade apertar ao máximo já sei onde posso comprar Cerelac ou Nestum! Embora os preços sejam um pouco inflacionados.

3 comentários:

  1. Mais uma vez fartei-me de rir sozinha a ler este belíssimo artigo :D Pork vin d'alho é muito bommm...e a analogia do Michel-tu-vas-a-tomber arrancou-me umas belas gargalhadas! Fico muito feliz que estejas a gostar de estar em terras "cookianas"...
    E fico à espera de mais novidades do outro lado do mundo, que é sempre tão bom ver que está a correr tudo niceeeee!!
    LOL, estava a ver quando é que te lembravas de mencionar a tua refeição preferida: CERELAC...há coisas que nunca mudam lol
    Beijo grande mate!

    ResponderEliminar
  2. Só para acrescentar, a vinha d'alhos virá da India, dos nosssos tempos de colonos!!!

    Tenho que dizer que adorei, vais pa Australia e la tens que levar com um festival Tuga! Estamos mesmo em todo o lado!!!

    Agora para mandar vir ctg. Que se dança o baile da madeira, que se come nestum e cerelac e que se bebe sagres, já a malta sabe. Toca a por mais coisas sobre a terra desse tal Cook!!!!

    Foi bom voltar a saber d ti. Um abração

    ResponderEliminar